sábado, 30 de janeiro de 2010

Aprender a contar


























Desde pequena sempre gostei mais de letras que de números. Mas admito ter uma perdição por livros que ensinam a contar, que ensinam a observar os desenhos, que ensinam a contar passando os dedos pelas páginas. São livros que podem facilmente ser partilhados, lidos em grupo e podem ser vistos como um desafio ou um jogo. Estes livros de contar são alguns dos meus preferidos. Assim não custa nada aprender os números!

De cima para baixo: "Catatuas" de Quentin Blake, muitas vezes ilustrador das histórias de Roald Dahl, conta a história do Prof. Baltazar e das suas dez catatuas que, fartas de ouvir sempre os mesmos "bons dias", lhe pregam uma partida. Resolvem esconder-se. O prof. vai à procura e começa o jogo para o leitor. Por cada página que se folheia aparece mais uma ave, o desafio para além de as descobrir também passa por contá-las e passar a perna ao prof. Baltazar!
"Cá em casa somos...", de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, o último livro da Planeta Tangerina, faz as contas de uma família de seis em dedos, maminhas, cabeças e primos.
Dos anos 70 sem dúvida, é pena mas não está datado, "Primeira aventura no mundo das medidas e dos números", da Verbo, foi encontrado na Emmaüs, junto com tantos outros, e trouxe-me muitas memórias. As ilustrações de J. Kaufman e J.P. Miller são datadas mas não perdem o encanto.
"Counting Birds" de Alice Melvin, edição da Tate, com um texto em rima que fica no ouvido, ensina a contar 20 aves e, de tão bonitas, não me canso de verificar se as andorinhas são mesmo 18!

6 comentários:

  1. Lindos.
    As ilustrações são fabulosas.

    ResponderEliminar
  2. These books are so lovely! I used to be a kindergarten teacher and collect children's books. I still keep them in my parent's house in Japan!

    ResponderEliminar
  3. such beautiful images - thank you! It made me smile nice and big! Just like the sunshine. xoxo

    ResponderEliminar
  4. Thanks for this nice nice selection of books... my favourite...maybe Quentin´s art!

    ResponderEliminar
  5. So so beautiful. I like the one with the hand and the sunbathers especially...perfect.

    ResponderEliminar